terça-feira, 29 de julho de 2008

The End !!!

Tudo o que começa acaba, e chegou a hora de o mesmo acontecer a este Blog. Num dos seus livros (Memorial do Convento), Saramago dizia que para fazer voar um determinado engenho era preciso que Blimunda (a heroína) captura-se e junta-se centenas de “vontades”. Eram essas vontades, a que chamo estímulos interiores, que nos levam a fazer as coisas, a lutar e a construir algo; pelo menos é esta a minha filosofia de vida. Ora toda a vida deve ser vivida intensamente mas sempre com “vontade”, pelo menos na maior parte das coisas que fazemos. É com base nesse estímulo, que poderá ter diversas origens, que traçamos o nosso caminho dentro de um conceito de compromisso e respeito. Este compromisso com a vida está implícito em tudo o que fazemos e só nos sentimos bem se o cumprirmos. Para cada período da vida, para cada situação temos diferentes compromissos, honrar o compromisso é o nosso objectivo, mesmo que a outra parte não o cumpra ou, em muitas das vezes que as regras do compromisso mudem. E é aí que as vezes hesitamos e temos de decidir, entre o deixa andar e a mudança. No entanto há sempre factor que deverá acompanhar-nos por toda a vida, que é o respeito por todos aqueles com quem convivemos e com os quais trabalhamos. Quando me refiro a respeito, refiro-me a lealdade, a promover o bem-estar, a camaradagem e a confiança. Por vezes é preciso relembrar que o elemento humano é o factor decisivo para o sucesso de qualquer trabalho, e os indicadores económicos e financeiros são apenas uma consequência directa do desempenho dos seus recursos humanos. É preciso cuidado com a maneira como se lida com as pessoas, em particular com o núcleo duro de qualquer empresa. Actualmente quem não sabe gerir pessoas dificilmente chegará a bom porto. E quando eu me refiro a gerir, não é trocar peças de xadrez, é estimular-lhes “a vontade “ de Saramago. Senão corremos o risco de os perder, e hoje em dia perder bons elementos para a concorrência é perder terreno. No caso presente chegou hora de mudar de compromisso e terminar estas crónicas que ao longo de um ano me entretiveram e foram uma espécie de escape para o mundo, tendo contado com a presença de inúmeros conhecidos e muitos desconhecidos aos quais eu agradeço as suas visitas e opiniões. Que Alah acompanhe aqueles que nele acreditam, quanto outros te não percam a vontade.

Nuno Cordeiro – Ex-tuareg

PS : Já fiz mais tubos que visitantes. A data de hoje 4.385 Tuyaux contra 3334 Visitantes

4 comentários:

Anónimo disse...

Aa vontades que fazem mover o engenho, somos nós que temos que as criar, e às vezes inventar. Ter vontades é sonhar, é pensar que a realização da nossa acção nos poderá trazer prazer, alegria, sentimento de missão comprida, "what ever...".
Mas o mais importante é sem dúvida sentirmo-nos apoiados e acarinhados nessa caminhada.
Na vida as oportunidades não batem duas vezes na nossa porta e muitas vezes é necessário arriscar para percebermos se valeu a pena ou não e como quem não arrisca, não petisca, não há nada como...
Voltando ao blog, é com pena que me despeço destas crónicas que tantas vezes me divertiram, me fizeram reflectir sobre a vida e me deram a conhecer uma realidade e uma cultura tão diferente.
Inchalá hajam outras vontades que façam mover esse engenho e que possas voltar com mais notícias, mas de outras realidades.
Que Deus de proteja
PASCMC

Anónimo disse...

É com muita pena que vemos este fantástico Blog desaparecer!

Através dele quase que visualizamos os ambientes dai, servia também para diminuir as saudades ( agora falo apenas por mim ) este blog fazia uma espécie de ponte entre Portugal e a Argélia.

Esta Estrelicia e as suas Amigas despedem-se com Cordiais Saudações Benfiquistas

Anónimo disse...

Caro Tuareg,
Estive fora, em mais umas férias com a família, e eis que quando regresso a casa e vejo os meus blogs preferidos, deparo-me com este encerramento!
Bem, se bem entendi a tua mensagem nesta tua última missiva, só me resta desejar-te felicidades, e dizer-te que tenho muito gosto em estar sempre à tua disposição para o que der e vier!
1 abraço amigo do, João Ribeiro.

Anónimo disse...

Choéla!? Os tubos estão-nos a ganhar? Ao que parece, já não vamos ter oportunidade de os apanhar.
Afinal, em jeito de balanço, e uma vez que os tubos vão de vento em popa, parece que apenas o objectivo de recrutar novos talentos do hóquei em patins ficou por cumprir.
As crónicas chegam ao fim, porque vêm aí as férias, porque o regresso estará para breve... Seja como for, foi uma experiência de vida para o "tuareg", mas também de interacção com os seus leitores, que só as novas tecnologias permitiram.
Uma vez tuareg, sempre tuareg.
Como ontem ouvi alguém dizer, o importante é a nossa capacidade de acreditarmos em nós próprios e a vontade de vencer.
Depois desta "aventura" outras se seguirão, na expectativa de que sejam sempre melhores que a anterior. De cada uma só podemos esperar saber aproveitar o que tiverem de melhor.
Beijinho
MLB