domingo, 6 de julho de 2008

Allez Allez Portugal

Acabou o euro 2008 e a participação de Portugal. Além de sentirmos uma óbvia desilusão desportiva, sentimos também uma desilusão social. Isto porque o futebol, para além da sua vertente desportiva e da emoção do momento, é o maior veículo de união do povo e também o seu melhor cartão de visita. Um dos aspectos negativos que já referi num dos artigos anteriores é alguma falta de união e de camaradagem que por vezes se sente entre esta pequena comunidade portuguesa perdida no meio dos muçulmanos. No entanto o Euro foi um antídoto para estes males (pelo menos enquanto a nossa selecção estava em prova). Sempre que Portugal jogava, o pessoal reunia-se para umas altas jantares, regadas com muito vinho e cerveja, primeiro de uma forma espontânea, depois de uma forma organizava, na qual já se escolhia o repasto. Ao contrário do que costumava acontecer, o pessoal unia-se tendo a seleção como incentivo e justificação, esta situação tinha reflexos evidentes no dia a dia e em particular nas relações profissionais. Mesmo nos argelinos sentia-se um tratamento mais caloroso de apoio aos portugueses, muitos deles nunca os tínhamos visto, mas eles sabiam quem nós éramos. Afinal a comunidade é pequena mas já muito conhecida na região e posso até dizer bem acolhida. A força social da selecção supera conflito e faz despontar nos portugas o melhor que eles têm : “o gosto pelo convívio”. Biba Portugal, Biba a selecção.

2 comentários:

Anónimo disse...

O Euro 2008, onde ele já vai. E o Scolari também. A selecção veio para casa mais cedo, acabaram-se as jantaradas.
Outra fase se inicia agora, a pré época e depois o campeonato nacional (agora Liga Sagres). Também podem ser motivo para outras jantaradas, eventualmente mais acaloradas, que os jogos entre clubes dão sempre azo a mais diversidade de opiniões. Por agora, entre Benfica e Sporting, estão os últimos mais contentes, ganharam ontem o Torneio do Guadiana. Pode ser que seja o primeiro e o último da temporada.
Beijinho,
MLB

Anónimo disse...

Acabou o Euro, mas agora vêm os jogos olímpicos. Só é pena que os nossos atletas de outros desportos que não o futebol, não tenham o mesmo apoio. E bem o merecem...
É assim. Nem sempre os nossos esforços são reconhecidos, porém a certeza de uma missão bem cumprida tem sem dúvida um gostinho maravilhoso.
Quanto às jantaradas, muitas vezes é necesário sermos nós próprios a tomar a iniciativa de as organizar , seja qual fôr o pretesto. O importante é estar com os outros, é conviver.
Alegra-te!!! Só faltam 16 dias e 11 horas para estares de férias.
Esperamos por ti...
PASCMC