sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Árabe – Lição 1

Depois de mais de um ano em terras muçulmanas, muitos de nós já conseguem dizer várias palavras árabes (nomeadamente aquelas que toda a gente aprende primeiro) e alguns até já sabem pequenas frases. No entanto, só conseguindo dominar a escrita se pode conseguir falar o árabe e isso já não é para todos. Como sabem este blog tem também uma componente educativa e cultural que emerge do seu autor; assim sendo, vou aqui dar-vos um pequeno lamiré sobre o assunto. Em primeiro lugar um indivíduo que queira escrever árabe tem de ter um diploma de desenho artístico para conseguir escrever as letras e tem que habituar o seu cerebrozinho a escrever ao contrário, da direita para a esquerda (da limena para a lessera). Em seguida, há que saber que o abecedário árabe tem 28 letras e cada uma delas tem 9 sons diferentes dependendo do apêndice que se colocar. Quanto à grafia de cada letra, para ajudar a apertar o nó, esta pode variar consoante esteja no início, no meio ou no fim da palavra. Como podem ver na foto, é necessária alguma técnica e perícia para escrever árabe, e dou um doce a quem me disser o que lá está escrito (Refira-se que foi escrito por um tuga). Pode parecer complicado e na realidade é mesmo, a única maneira é integrar-se e assimilar a cultura “in Algeria be an algerian”


Rdoah Inchála

9 comentários:

Anónimo disse...

Caro Touareg Lusitano

Para toda a sua Familia votos sinceros de Festas Felizes
São os votos sinceros e simpáticos desta Estrelicia Benfiquista

Cristina Santos

Unknown disse...

Esalam alikoum,

“u kuê” (o amigo vai-se, mas a expressão fica)...
eu cá prefiro os hieróglifos...
deve ser pelas cores...
“(murmurio ?)”... quase, digamos, bateu na trave...
mas vale sempre um caramelo (sempre é melhor do que aqueles brindes do detergente “Jua”, digo eu)...
e a propósito, estão a dever-me um “gâteau”...
que harmoniosa companhia fará ao “thé”...
que... hoje... será... levado ao calor... do deserto...
essência Tuareg...
e o tempo... parará... uma vez mais...

hata menbaad...

Post Scriptum – quando estiverem saturados deste “Post’s”, preencham o modelo inerente às reclamações e enviem-no a quêm tiver pachorra para o receber...

Anónimo disse...

Obrigado, Cristina e um feliz Natal para vocês...

Anónimo disse...

Caro Murmúrius ( esta foi ao poste ??) então estamos lhe a dever um "Cake". "U kuê" um cake !!!
Espero que degustem esse nectar de hortelã e que passem o melhor Natal possível nas terras de Maomé e que o tempo pare mas só um bocadinho.....

São os desejos do Tuareg Lusitano

PS : E o caramelo ????

Anónimo disse...

Não é muito o que tenho que dizer, somente que tenhas uma grande passagem de Ano que eu aqui nos confins do mundo vou tentar fazer o mesmo, um grande 2008 para ti e todos os teus

Anónimo disse...

os espaços...
que o tempo nos concede...
são mestres para o nosso pensamento...
façamos deste plano temporal...
um mestre para a nossa humilde sabedoria...
eu, vou “sentar-me” com o meu...
e conversar com ele...
resta-me, deixar-vos o meu sincero desejo...
que todos os vossos sonhos...
se concretizem na harmonia do vosso...
tempo...

até...

ykhali

Anónimo disse...

Caro Tuareg, Bom ano.
Ja se nota a tua ausencia nos consfins do mundo,mas pelo que sei hoje é a tua chegada, não sei se é pelo "thé" ou pelos "gâteau" mas que fazes ca falta é verdade la em baixo ja tudo aclama o "Tuareg", seras sempre bem vindo mesmo sem "thé" e sem os "gâteau".
Redoah

Anónimo disse...

Caro Anónimo,

Grato pelas suas palavras. Fico contente de saber que a minha ausência na Argélia traz saudades a alguém. Isto é efectivamente uma novidade e exclusiva. Talvez seja pelo chá....

Um abraço,

Anónimo disse...

Ja a tanto tempo que não escrevo uma coisita, mas pelos vistos não sou so eu, enfim é como tudo o comentario não é grande coisa mas o que interessa é de vez em quando vir aqui e dizer ola, pois so fica bem a quem o diz e que le pensa afinal vem ca muita gente,porque aqui nos confins do Mundo tambem a muita coisa boa, nem que seja o cha verde com hortela deitado na chavena a 50 cm de altura para espumar e penssa-mos é pa isto é mesmo bom, e não é que ate sabe bem, escrevam que é para todos ler-mos uma s coisas,sem mais.