sábado, 19 de abril de 2008

A Feira – Parte I

Após algum período de interregno (afinal todos os artistas tem deter um tempo de reflexão) eis me de volta as crónicas deste país a beira-mar plantado. Hoje com uma crónica sobre uma das feiras mais importantes da região que se realiza todas a Sextas-feiras, a FIM – Feira Internacional de Mesra. Trata-se de uma feira muito ao jeito da FIC – Feira Internacional de Carcavelos, mas nos seus bons velhos tempos onde a mesma se expandia por todo o lado e reinava a confusão, ao contrário de agora que é tudo muito organizado e restrito. Esta feira de Mesra vende quase de tudo desde pneus, bugigangas, comida, animais vivos ou mortos entre muitas outras coisas. Ao contrário da FIC, na FIM a presença de mulheres é muito rara talvez porque aqui não se vende nem roupinha de marca, nem lingerie. O caso dos animais em particular dos carneiros, é especial, pois o cliente pode comprar o bicho que é morto no chão enlameado, estripado e pendurado a nossa frente, o que lhe confere o tal gostinho especial (Ver foto). Os comes e bebes não podem faltar com a higiene que já é uma imagem de marca deste país. Havia inclusive uma que até tinha um serviço de self-service (Ver foto). O cliente servia-se do pão bem junto ao chão, cortava e colocava no seu interior os diferentes ingredientes a sua escolha e no fim o homem da caixa servia-lhe um copito de sumo retirado bidão de 200 lts com um pequeno recipiente plástico que já demonstrava ter sido usado milhares de vezes sem nunca ter sido lavado. Escusado será dizer que nenhum de nós quis saborear este delicioso repasto, o que é uma prova inequívoca que a integração ainda não está completa, ainda temos muitos preconceitos de higiene a abolir.

Redoah Inxalá

5 comentários:

Anónimo disse...

Olá,

Fui eu consultar o blog no final da semana passada, depois do jogo da Taça de Portugal, pensando que este já se teria tornado num centro de troca de comentários sobre o Sporting e o Benfica, e não encontrei nada. Nem comentários, nem crónica semanal.

Folgo em ver que voltaram as crónicas e que depois da jornada do campeonato nacional (de futebol), entretanto realizada, as eventuais manifestações de regozijo sportinguista se esvairam.

Foram à feira, não compraram nada, não beberam, nem comeram, nem mesmo por simpatia para com feirantes tão dedicados.

Não obstante, a feira deve ser uma animação e, pelo visto, fonte de inspiração, pelo que aguardamos a parte II.

Beijinho e boa semana.
MLB

Anónimo disse...

Fico feliz por saber que o bom senso reinou por terras argelinas.

Ainda bem que são asseadinhos e que evitam a todo custo comprar "coisas" nessas feiras, se bem que nem sempre isso seja possivel, afinal um "gajo" tem que comer!!!!

Alegro-me pelo seu regresso ás crónicas e mais contente fico por saber que faltam pouco dias para o regresso do meu benfiquista a casa (ainda que por pouco tempo).

Cordiais saudações Benfiquistas

Estrelicia-bijoux

Anónimo disse...

Poxa, quanto tempo não lia o blog. esta ultima sobre a feira em especial a higiene.. vamos lá que cada cultura com sua cultura... mas acredito q emagreceria horrores pos ai. rsss
que bom estás de volta, mostrando esta tera pelos olhos de um tuga.
abraço e dias iluminados.
Eze

Anónimo disse...

boas é só para comunicar que a banda Portuguesa CORVOS vai actuar a 20 e 21 de Maio em Argel e Oran respectivamente. Os que estiverem perto aparecam !

Anónimo disse...

Pena mas não vou estar para ver os Corvos mas a informação já foi divulgada pelos Tugas de aqui. Quanto ao Sporting o segundo lugar já é nosso. Se o perdermos vou a feira comer no self-service....

Ça c'est sûr....