domingo, 20 de janeiro de 2008

PDM – Plano de Degradação de Mostaganem

Mostaganem à semelhança de muitas das cidades da Argélia tem muitos dos seus mais característicos prédios, construídos na década de 50 e na maior parte dos casos em grande estado de degradação dado que a manutenção das infra-estruturas é desconhecida por estes lados, a cidade parece ter parado a 40 anos e só agora começa a mexer. Assim ao lado destes edifícios, crescem uma série de prédios e casas de péssima qualidade, de construção visível nas fachadas, em muitas das casas o estilo barroco do tijolo à vista impera. O plano director de Mostaganem baseia-se num estilo”dégradé”, onde o estilo sujo das casas e os tons laranja do tijolo sobressaem, sobretudo nos muitos prédios inacabados mas já com janelas de madeira e muitos já habitados. Cada habitação é um estilo diferente e muito próprio da imaginação do seu proprietário tanto no exterior como no interior. Aliás esse aspecto está bem patente na divisão interior das habitações, onde em muitos casos vivendas com 3 pisos e onde vivem cerca de 6 a 7 pessoas apenas têm um casa de banho, provavelmente implementam um sistema de horários ou de senhas. Outra das características exteriores baseia-se na visão de futuro dos seus construtores, pois a maior parte das casas tem os ferros de construção a saírem da última laje, para se poder expandir mais um piso para quando a família aumentar. Esta situação é visível mesmo em vivendas de três andares com terraço. As ruas esburacadas ou de terra batida cheias de buracos completam este ramalhete de qualidade, harmonia e limpeza da cidade. É esta visão encantadora com que acordamos todas as manhãs para enfrentar mais um dia na bela cidade de Mostaganem.

Redoah, Inchalá

6 comentários:

Unknown disse...

Meu bem. Vê lá a tua sorte. Mais uns meses e deixas isso tudo para trás, enquanto que essas alminhas vão ter de se aguentar até o resto das vidas nessas condições (que até acham normais).
Viva o desenvolvimento!!!!
Viva a nossa santa terrinha...

Anónimo disse...

Será que o grande arquitecto dessa terra se inspirou no pavilhão do PA... Vigas a vista tb há lá, Vidros partidos em abundância, casas de banho degradantes não é preciso procurar muito, e mais não digo.
Temos de honrar o título do Blog (ao que parece o PA tb faz "chicotadas psicológicas!!!" invertidas originalmente geridas a lembrar o genero hitchcokiano - isto é para ninguem entender)

Anónimo disse...

O comentário anterior não percebi !!! mas este pode de facto ser o blog clandestino do CDPA !!! Que tal revelar aqui em primeira mão o nome do novo treinador dos escolares !?

Anónimo disse...

FALTAM 4 DIAS PARA DIVULGAR O NOME DO NOVO TREINADOR - ESTE BLOG E CLANDESTINO - QUEM LER ISTO NÃO PODE DIVULGAR A NINGUEM ESTA INFORMAÇAO CONFIDENCIAL, POUCO FIDEGNINA, E DE ORIGEM DESCONHECIDA -

Anónimo disse...

Presado desconhecido, faz-me o favor de dar este recado ao teu colega de apartamento.

- Faz as malas. Vou buscar-te.

Anónimo disse...

Infelizmente por problemas técnicos só amanhã será publicado o artigo semanal. Prometo que o nome do novo treinador não será revelado por que só Alá o pode fazer.
Em relação ao último comentário, não posso dispensar o meu colega de apartamento senão quem cozinha ????