sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Ramadão

Chegou o Ramadão, o mês lunar mais conhecido do mundo Muçulmano. Neste mês os locais não podem comer, beber, fumar, ter contactos sexuais (Grande coisa, nós aqui também não, bem feita!) ou qualquer comportamento anti-social desde do nascer até ao pôr-do-sol. E efectivamente o pessoal cumpre, o problema é para trabalhar, porque assim que nos aproximamos do meio-dia começam a desacelerar e a partir das três não fazem mais nada. Todos eles dizem que não custa nada e provam ao Ocidente que são capazes mas a quebra de capacidades é notória e a súbita irritação também, em particular naqueles que fumam. Embora só possam comer a partir das sete, às quatro vão todos as compras para preparar o jantar, entre as setes e às oito não se vê ninguém das ruas. A partir das nove começam a invadir as ruas e aí ficam a confraternizar até às duas da manhã. Para eles é uma festa, nas ruas vendem-se bolos especiais desta ocasião, com uma dose excessiva de açúcar, quase todas a lojas estão abertas e até as mulheres têm direito andar na rua a esta hora. Conclusão, no dia seguinte não só andam cheios de fome como andam cheios de sono. O pior é para os estrangeiros, porque os restaurantes estão todos fechados durante o dia, temos de evitar comer, beber ou fumar a frente deles e depois a coisa pode-se pegar porque já temos um ou dois que também começaram a fazer o Ramadão. Segundo os locais, um não muçulmano que se converta é dos primeiros a entrar para o Céu. Depois de ouvir isto, é que eu não faço Ramadão, quanto mais tempo demorar a entrar para o céu mais tempo fico entre os vivos….Safa….

Redoah, inchala

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro Touareg
Até que enfim, já não podia ouvir mais as minhas colegas a perguntarem-me quando é que tinhamos nova crónica.

Bem haja

Estrelicia

Anónimo disse...

Caro Tuareg:

Como leitor assíduo das tuas crónicas, tenho reparado que estás cada vez mais condescendente com a cultura árabe, notando-se o teu característico humor, cada vez menos cáustico. Será isso um sinal de habituação aos costumes locais, e como tal não estarás também tu, próximamente a comemorar o ramadão?
(fumar não fumas,..., só falta de facto deixares de comer e de beber)
1 abraço, deste teu leitor

Anónimo disse...

Efectivamente caro comentador lusitano estou a ficar contaminado com esta cultura, faz parte do espirito de integração. Apesar de não haver umas febritas, mulheres destapas, cinemas, hábitos de limpeza, papel higiénico, colheres de café individuais, mesas limpas,lavatórios só para lavar os pés etc. Eu até me convertia o grande problema é que aqui não imperiais....

Anónimo disse...

Acho bem que não te influencies e que voltes depressa para casa. Quanto ao Ramadão, é impressionante como conseguem estar tantas horas sem comer e sem beber. Isso não dava mesmo nada para mim. Dáva-me logo a travadinha.... E ainda por cima sem puder...........Hummm. Não dá!!
Beijoquinhas