domingo, 16 de março de 2008

All the way to Meca

A peregrinação anual a Meca, denominada Hajj, constitui um dos cinco pilares do Islão, sendo o destino final da viagem Caaba, a Casa de Deus, um edifício quadadro de pedra negra, coberto por um tecido negro, onde tem de dar sete voltas no sentido contrário aos ponteiros do relógio. Qualquer Muçulmano de saúde e com posses para isso tem o dever de fazer essa peregrinação, pelo menos uma vez na vida. Os peregrinos devem entrar num estado de uma pureza ritual; para tal além de terem de tomar banho, tem de ir ao barbeiro e à pedicura, vestindo uma fatiota a rigor denominada ihram, o tal lençol que cobre o corpo todo. Na altura da viagem, que se realiza no último mês lunar, o povo aqui do sítio invade os aeroportos para entrar no avião rumo à terra prometida, invadindo também as casa de banho dos mesmos para lavar os pezinhos nos lavatórios. A maior parte leva apenas uma sacola e nem tem, nem sabe onde ficar no destino, é tipo um interrail para a terceira idade. Isto porque esta viagem é normalmente realizada por pessoas com mais de 60 anos por duas razões. Primeiro por uma razão económica, tem de se fazer um pé-de-meia para pagar a viagem e, segundo, porque a partir desta viagem o pessoal não pode pecar mais senão a viagem perde o sentido. Ou seja, após a ida a Meca, a malta não pode beber uma cervejola, comer uns enchidos, galar umas mulas e ainda tem de cumprir com todas as obrigações religiosas como as orações, o jejum do Ramadão e dar a esmola (zakat) voluntária por caridade. Agora já estão a perceber porque é que o pessoal só quer ir a Meca lá mais para o final da vida, assim não custa tanto.

Redoah, inxála

3 comentários:

Anónimo disse...

Passar uma semana sem termos a crónica da Argélia, é como chegar a Sábado e não ler o Expresso. Faz-nos falta.
Por pouco me enganavas, não estamos na época da peregrinação a Meca. É no último mês do calendário islâmico, entre o oitavo e o décimo dia (esta parte tive de ir ver). Se o fizerem noutra altura é considerado uma peregrinação "menor".
Nós aqui, caminhamos a passos largos para a Páscoa e para o pecado da gula dos ovos de chocolate e das amêndoas, mas o mal que faz compensa o bem que sabe.
Beijinhos,
MLB

Anónimo disse...

Vejo que as crónicas incitam à cultura. Na realidade nunca foi referido que estavamos em época de peregrinação, apenas foi referido era efectuada no último mês lunar, efectivamente entre o oitavo e décimo dia. Por aqui não há Páscoa, Cristo não filho de Deus, apenas um dos seus muitos profetas e não há amendoas, nem ovos. Mas o chocolate sim....

Anónimo disse...

Aqui o pessoal poupa não para se purificar, mas para gozar umas grandes férias em praias afrodiziacas.
Ainda há aqueles que vão ás praias afrodiziacas mas sem poupar. Compram as férias a prestações.
Nesta altura do ano parece que a pregrinação é ao Allgarve, pois apesar de todos dizerem que não há dinheiro, a lotação dos hoteis está a 100%. Não percebo nada...
Beijocas
PASCMC